Batom Inteligente
- Heloisa Rocha
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Protótipo brasileiro é premiado no SXSW 2025, considerada o "Oscar da Inovação".
Na edição 2025 do SXSW Innovation Awards - maior festival de inovação e tecnologia do mundo -, o Grupo Boticário foi premiado na categoria júri popular (People's Choice Awards) com o projeto Batom Inteligente, desenvolvido em parceria com CESAR, Neurobots e EMBRAPII.
Com exclusividade ao blog Moda Em Rodas, a Expert em Pesquisa de Produtos do Grupo Boticário, Milene Haraguchi Padilha, explica que a conquista é um marco histórico tanto para a empresa quanto para o mercado nacional de beleza; uma vez que eles foram os únicos vencedores da América Latina entre os 54 concorrentes internacionais. Para a entrevistada, o resultado reforça o Brasil como uma potência em inovação, demonstrando que o paÃs pode impactar positivamente a sociedade por meio da tecnologia e da inclusão.

Mas o que é o Batom Inteligente? Milene Haraguchi Padilha conta que o protótipo se trata de um dispositivo criado para facilitar a aplicação da maquiagem em pessoas com deficiência visual ou motora, mas que, além deles, pode beneficiar qualquer indivÃduo, a exemplo de quem está engessado e não consegue desempenhar suas atividades corriqueiras.
Por meio de mensagens sonoras e sensores internos, o Batom Inteligente identifica os lábios através da captura de uma imagem realizada pelo próprio dispositivo e aplica o batom lÃquido e/ou o gloss. Depois, ele faz uma nova análise para garantir a cobertura adequada, proporcionando uma experiência mais inclusiva e precisa na aplicação do produto.
O protótipo foi desenvolvido há quase sete anos e, além de uma extensa pesquisa, contou com a colaboração da comunidade com deficiência visual e limitação motora. E, ademais deles, teve a parceria do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), da startup Neurobots (especialista em inteligência artificial e visão computacional, que oferece soluções tecnológicas para a reabilitação motora de pacientes com AVC) e da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
Entretanto, no decorrer desses anos de pesquisa, testes e colaboração entre as equipes envolvidas, alguns desafios foram encontrados durante o processo de desenvolvimento do Batom Inteligente, como a segmentação precisa dos lábios e a definição dos limites de aplicação do produto, especialmente ao considerar a diversidade de tipos de lábios e caracterÃsticas faciais. Para isso, foi necessário treinar algoritmos capazes de identificar essas variações e adaptar a tecnologia para garantir uma aplicação sempre precisa; integrando, dessa forma, hardware e software em uma solução inédita.
Segundo Milene Haraguchi Padilha, todo esse movimento está alinhado ao propósito do Grupo Boticário, ou seja, o de transformar a vida das pessoas por meio da beleza. E completa ao afirmar que a centralidade do modelo de negócio da empresa está no consumidor e em suas necessidades enquanto indivÃduo.
Por tudo isso, a Expert em Pesquisa de Produtos do Grupo Boticário finaliza dizendo que a conquista do prêmio motiva a empresa a continuar evoluindo e a desenvolver soluções cada vez mais inclusivas aos consumidores e ao mercado da beleza.